Segurança Social lança novo Simulador de Pensões
A Segurança Social disponibiliza já a partir de amanhã um novo Simulador de Pensões que lhe dá informação sobre o valor estimado da sua pensão quando chegar à idade de reforma.
Esta nova ferramenta digital pode também ajudar os cidadãos a decidir sobre o momento da reforma, tendo em conta as bonificações e penalizações aplicáveis, permitindo assim melhor planear o futuro.
O Simulador de Pensões foi pensado para ser simples e fácil de usar, devolvendo ao utilizador informação clara e compreensível por todos.
Para iniciar a simulação basta ter acesso a um computador ou tablet com internet e estar registado na Segurança Social Direta. Chegado ao site www.seg-social.pt, terá de inserir o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a Palavra-Passe. Depois, basta escolher a opção «Pensões» e de seguida selecionar «Simulador de Pensões».
A partir daqui tem duas opções de simulação:
- • Simulação automática, disponível para a Pensão de Velhice do regime geral. Permite conhecer o valor estimado da pensão, obtido com base nos salários registados na Segurança Social. Com esta simulação o utilizador fica a saber a idade estimada da reforma e o valor bruto estimado da pensão. Caso pretenda, pode ainda escolher uma outra data para a reforma, ficando assim a saber se tem penalização ou bonificação na nova data;
- • Simulação à medida, disponível para Pensão de Velhice e também para Pensão de Invalidez Absoluta e Pensão de Invalidez Relativa, do regime geral. Nesta opção o utilizador pode introduzir dados como a data a que pretende reformar-se, alterar a taxa de crescimento dos seus salários futuros ou a taxa de inflação.
Para além do regime geral, o Simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade.
Ao conseguir antecipar o valor da pensão e a idade estimada da reforma, o novo Simulador permite aos cidadãos tomarem decisões sobre a sua vida profissional e construirem uma carreira contributiva mas sólida que lhes permita ter uma melhor pensão. É uma ferramenta digital que promove a transparência da informação e traz mais previsibilidade, permitindo planear melhor o futuro.
(8-5-2018 | Lusa)